Cratera no bairro Cidade Nova (Foto: Nilton Ricardo)

Na última quinta-feira (13), mais um trecho da rua Tiuma, no bairro Cidade Nova, em Manaus, cedeu e ampliou a cratera que se arrasta há décadas, colocando ainda mais casas em risco. O novo desabamento levou à interdição de cinco residências, cujos moradores já viviam sob constante apreensão.

O aposentado Edson Brito Galvão, 63, contou que viveu momentos de pânico ao ver a esposa e a neta, de 5 anos, precisarem pular o muro para escapar. “O barulho foi horrível, é desesperador. Depois de tanto esforço para conquistar minha casa, sou obrigado a sair dela”, relatou. Ele afirma que o problema começou há muitos anos, quando uma tubulação de concreto começou a ceder, sem reparos efetivos por parte do Distrito de Obras.

Outro morador, o também aposentado Hernandes Veríssimo, 67, descreveu os instantes que antecederam o desmoronamento após a forte chuva daquela manhã. “Entre 8h e 9h começou a cair aquela chuva forte. Quando olhamos, desabou de uma vez. Foi um desespero, mas graças a Deus estamos vivos para contar a história. É uma sensação muito difícil, sem palavras”, disse, ao lado da esposa.