
Brasil – O novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assumiu formalmente o cargo nesta terça-feira, durante cerimônia concorrida em Brasília, especialmente considerando que o evento aconteceu na antevéspera do Natal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o termo de posse, mas não discursou. O novo ministro, por sua vez, se disse emocionado por trabalhar ao lado do petista.
– [Assumir o cargo] significa fazer parte, mesmo que de forma humilde, de sua monumental trajetória. Fazer parte, mesmo que minimamente, de sua história. O senhor é muito mais que um presidente. O senhor é um marco na história do Brasil e do Mundo – emocionou-se Feliciano.
O governador paraibano, João Azevêdo, com quem o agora ministro trabalhou como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, viajou a Brasília para a posse, que contou ainda com a presença de dezenas de parlamentares, ministros do governo e outras autoridades.
O ex-ministro Celso Sabino, que deixou o cargo após dois anos e meio, participou da posse e se disse grato ao presidente Lula. Ele celebrou conquistas do governo e do Ministério sob sua gestão e se colocou à disposição do sucessor, que agradeceu.
– Temos muito o que fazer, e sei que muito já foi feito. Parabenizo meu antecessor e amigo, o ministro Celso Sabino – citou Feliciano durante seu discurso de posse.
Novo ministro
Um dos articuladores da indicação de Feliciano, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez questão de deixar claro que está por trás da chegada do novo ministro, seu conterrâneo, ao Planalto.
– A decisão do senhor, de atender a indicação do nome de Gustavo Feliciano, demonstra sua sensibilidade política e sua capacidade de agregar – disse a Lula, de quem tem se reaproximado após semanas tensas.






