
Brasil – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que um avião venezuelano chegará ao Brasil para buscar doações nesta sexta-feira (9). A aeronave será abastecida com insumos de diálise e medicamentos.
Padilha destacou que a iniciativa visa dar apoio aos venezuelanos que tiveram o tratamento colocado em risco com a destruição de um centro de distribuição de insumos durante ação dos Estados Unidos na Venezuela.
“Isso colocava em risco o abastecimento de cerca de 16.000 pacientes que fazem diálise na Venezuela. Desde domingo, coordenado pela Organização Mundial de Saúde, a gente vem reunindo [os insumos]”, afirmou o ministro da Saúde em entrevista nesta quinta-feira (8).
O ministro da Saúde ressaltou que a doação, angariada com ajuda de hospitais universitários e filantrópicos, não afeta o atendimento dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
“Está tudo concentrado no nosso galpão do Ministério da Saúde em Guarulhos. Reunimos 300 toneladas de produto”, disse. O avião venezuelano deve chegar ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 7h desta sexta-feira (9).
Segundo o ministro, a iniciativa parte da “solidariedade sanitária na saúde”. “Quando a gente fala de um país vizinho, se o Brasil não ajuda, será afetado caso tenha um colapso no tratamento dos pacientes renais crônicos que fazem diálise na Venezuela”, disse.
Padilha lembrou ainda que o gesto ocorre em retribuição à ajuda da Venezuela ao Brasil durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, o país vizinho doou oxigênio ao Brasil diante do colapso no sistema de saúde.






