O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou um vídeo nesta quarta-feira (21) após completar 100 quilômetros de caminhada rumo a Brasília. A mobilização teve início em Minas Gerais e deve ultrapassar 240 quilômetros, com chegada prevista à capital federal no domingo (25).

Já em território goiano, o parlamentar afirmou que a caminhada é um ato de protesto contra a situação do país e fez duras críticas ao cenário político, social e institucional do Brasil.

Segundo Nikolas, o movimento tem como motivação os recentes escândalos e problemas estruturais do país. Ele citou casos de corrupção, irregularidades no sistema previdenciário e o avanço do crime organizado.

“Estamos aqui para lembrar o porquê de estarmos fazendo isso. Escândalos de corrupção, Banco Master, INSS. Temos o crime organizado dominando quase 60 milhões de pessoas”, declarou.

O deputado também atacou diretamente o presidente da República e criticou áreas essenciais como saúde, educação e saneamento básico.

“Temos um presidente com histórico de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Uma saúde que muitas vezes mais mata do que salva. Uma educação entre as piores do mundo. São 100 milhões de brasileiros sem saneamento básico. Que país é esse?”, questionou.

Nikolas afirmou ainda que, apesar das limitações, a população segue tendo um instrumento de pressão.

“O que restou foi a nossa voz. Enquanto tivermos voz, eles vão ouvir. E, já que eles não nos dão paz, também não vamos dar paz para eles.”

Ao comentar a adesão ao ato, o parlamentar disse que a mobilização cresce diariamente.

“Começamos com um. Hoje somos centenas. Em Brasília, seremos milhares. Acorda, Brasil.”

A caminhada tem reunido lideranças políticas e ativistas de diferentes regiões do país. Entre os nomes que já participaram ou seguem ao lado de Nikolas estão André Fernandes, Gustavo Gayer, Guilherme Batista, Marcelo Bonifácio, Pablo Almeida, Wess Guimarães, Carlos Bolsonaro, Zucco, Rafael Satiê, Fernando Holiday, Carlos Jordy, Sargento Gonçalves, Luiza do Clezão, Thiago Medina, João Pedro Pugina, Magno Malta, Lucas Pavanato, Lucas Polese, Pedro Poncio, Sebastião Coelho, Eduarda Campopiano, Junio Amaral, Chiara Biondini, Vile Santos, Douglas Garcia, Maurício do Vôlei e Capitão Martim.