Estudantes da rede pública estadual de ensino do Amazonas, na capital e interior, se destacaram com notas acima de 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, considerada uma das etapas mais desafiadoras da prova. O resultado, que coloca os alunos frente a frente com o sonho de ingressar no Ensino Superior, reflete as trajetórias de dedicação, com apoio das ações pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado e Desporto Escolar do Amazonas.

No ranking das maiores pontuações, a maior nota obtida por alunos oriundos da rede estadual foi 980, seguido de 940, 920 e 900 pontos. Outras dezenas de estudantes finalistas do “terceirão” obtiveram nota superior a 800 pontos na redação. Na capital, algumas das escolas onde os alunos alcançaram 980 pontos foram: Escola Estadual (EE) Senador Evandro das Neves Carreiras, EE Frei Silvio Vagheggi e EE Benjamin Magalhães Brandão. No interior, uma das alunas a conquistar 980 pontos é egressa da EE Barão de Boca do Acre, no município de Boca do Acre, além de alunos da EE Tancredo de Almeida Neves (Careiro da Várzea) e EE Enery Barbosa (Nhamundá)

Os bons resultados também foram obtidos por alunos de escolas como: EE Profº Roberto dos Santos Vieira, EE Dr. José Milton Bandeira, EETI Sen. Petrônio Portella, EE Prof. Waldock Fricke de Lyra, Colégio Amazonense Dom Pedro II, EE Cel Pedro Câmara – CMPM 8, EE Raimundo Gomes, EE Gov. Melo e Póvoas, EE Dorval Porto, EE Áurea Pinheiro Braga – CMPM IV,, EE Irmã Gabrielle Cogels, EE Dep. Josué Cláudio de Souza. No interior os destaques foram para os alunos das escolas: EE Dep. Vital de Mendonça, Ceti Dom Jorge Edward Marskell, EE Profª Mirtes Rosa de Mendonça (Itacoatiara); EE Prof. Antônio José Bernardo Vasconcelos e Ceti Elias Mendes da Silva (Boca do Acre); EE Cel Fiúza (Careiro da Várzea), EE José Elno (Guajará) e EE Caburi (zona rural de Parintins). A relação segue sendo atualizada pelas Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação conforme informações dos alunos e responsáveis.

Preparação e Resultados

Em uma combinação de disciplina, incentivo à leitura e preparação contínua ao longo da formação escolar, os estudantes do último ano do Ensino Médio da rede estadual são estimulados a trabalhar a escrita já na estrutura da redação, entendendo a função de cada parágrafo, a fim de que construam textos sem precisar seguir um mesmo modelo pronto.

A estudante Bheatriz Wezem, da Escola Estadual (EE) Professor Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, fez a prova do Enem pela primeira vez em 2025 com o sonho de ingressar no curso de Ciências Biológicas, e conquistou a nota 940 na redação. A aluna conta que pôde contar, durante todo o ano letivo, com a ajuda da professora de Língua Portuguesa e Literatura, que semanalmente cobrava redações sobre temas diversos que poderiam cair no Enem.

“Eu fiquei muito feliz com o resultado que eu recebi depois de passar o ano todo estudando, na verdade, não só o ano mas todo o Ensino Médio, e é bem gratificante”, ressaltou Bheatriz.

Outro destaque da EE Professor Roberto dos Santos Vieira foi o aluno Isaias Dias de Olivetto, que precisou conciliar estudos e o trabalho durante a sua preparação para a prova. Com muita obstinação, o estudante conquistou a nota 940 na redação, reflexo de uma rotina marcada por produção frequente de textos, simulados e correções constantes, estratégias que ajudaram a controlar o nervosismo e organizar as ideias no dia do exame, ainda que fosse a primeira vez realizando a prova.

“Ver a nota no Enem, 940, parece que o mundo explodiu. Eu pretendo fazer Medicina, já me inscrevi no Sisu, mas continuo estudando, continuo fazendo redação, continuo lendo, que é muito importante, e agora é só felicidade”, celebrou.

No Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus, o aluno Henderson Coelho Barros, que cursou a 3ª série do Ensino Médio em 2025, se dedicou durante todo o ano a entender a estrutura das redações que haviam tirado a nota mil em anos anteriores, o que lhe garantiu a nota 920.

Henderson destacou que foi na escola, por meio de simulados de redação e aulas voltadas à escrita e interpretação de texto, que seu desempenho nas redações foi aprimorado, uma vez que podia perceber, nas correções, onde estava errando e precisava evoluir.

“Esse foi o meu primeiro Enem, e alcançar a marca de 920 pontos na redação, logo na minha primeira vez, me deixou bastante surpreso. Ao saber do resultado, fiquei muito contente e feliz, pois senti que toda a dedicação e esforço dos meses anteriores realmente valeram a pena. Esse resultado me trouxe ainda mais confiança e motivação para seguir em frente com os meus estudos”, concluiu.

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Arlete Mendonça, os resultados comprovam o compromisso de toda a comunidade escolar em garantir uma educação de qualidade.

“Nós reconhecemos que nossos educadores levam a sério o compromisso de levar uma educação de qualidade não apenas na capital, mas para todos os municípios do Amazonas. Esse resultado traz para a gente a certeza de que nosso foco e esforço tem um retorno, por isso prezamos tanto em valorizar essa atuação dos professores”, aponta a secretária.