O vice-ministro-chefe de Maharashtra, o estado mais rico da Índia, Ajit Pawar, morreu nesta quarta-feira (28) após a queda de um avião fretado que pegou fogo durante a aproximação para pouso. Outras quatro pessoas também morreram no acidente, segundo a autoridade de aviação civil do país.

De acordo com informações oficiais, Pawar viajava para sua cidade natal, Baramati, onde participaria de compromissos de campanha para as eleições locais. Na aeronave, um Learjet 45 operado pela empresa VSR Ventures, estavam ainda dois assessores do político e dois tripulantes.

A diretoria geral da aviação civil confirmou que não houve sobreviventes. As circunstâncias do acidente ainda são investigadas.

O diretor da VSR Ventures, VK Singh, afirmou à emissora India Today que o avião caiu durante a fase de aproximação, mas destacou que a tripulação era experiente e que, até o momento, não há explicação clara para a queda.

Ajit Pawar integrava uma tradicional família política indiana e era aliado do Partido Bharatiya Janata (BJP), do primeiro-ministro Narendra Modi, no governo estadual. Em 2023, ele liderou uma dissidência que rompeu com o Partido do Congresso Nacionalista, então na oposição.

Nas redes sociais, Modi lamentou a morte do aliado e classificou o episódio como “chocante e triste”.