A Petrobras se prepara para expandir a exploração na Bacia do Solimões, na Amazônia, com a perfuração de 22 novos poços de petróleo e gás natural a partir de 2026. A iniciativa visa ampliar a produção na maior reserva terrestre de hidrocarbonetos do Brasil.

Segundo o gerente geral da base de produção e exploração da Petrobras em Urucu (AM), Hilter Bandeira, 20 dos poços serão perfurados em áreas já conhecidas entre 2026 e 2030, enquanto dois estão localizados em regiões que podem abrir novas fronteiras exploratórias. “A partir desses 22 poços, teremos ideia de novos projetos e a possibilidade de trazer novos investimentos para a região”, afirmou.

O objetivo é compensar o declínio natural de poços mais antigos. Bandeira explica que cada poço apresenta uma curva de produção que atinge o auge e, posteriormente, diminui gradualmente. Por isso, a empresa precisa perfurar novos poços para manter a oferta de gás, especialmente para Manaus.

Ainda assim, os resultados das novas perfurações são incertos. Até que os poços sejam efetivamente perfurados, não há garantia de que todos serão produtivos ou viáveis comercialmente.