
O programa Opera+ Amazonas foi oficializado como estratégia permanente na rede estadual de saúde, visando otimizar a assistência e reduzir significativamente o tempo de espera para cirurgias eletivas em todo o estado. A iniciativa, que já garantiu a realização de mais de 336 mil procedimentos em 2025, agora busca agilizar ainda mais o atendimento, com prazos mais curtos para diversas especialidades.
Segundo o governador Wilson Lima, a celeridade no atendimento representa uma melhoria direta na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, além de prevenir o agravamento de condições de saúde. “Na prática, o tempo de espera menor significa melhor qualidade de vida para o paciente e para os familiares. Quando a cirurgia acontece de forma mais célere, evita que esse paciente tenha outras complicações. E vamos continuar com o nosso Opera+ Amazonas também no interior, onde tiver necessidade, vamos fazer”, destacou o governador.
A autônoma Doralice Cardoso, 41 anos, que está em fase final de preparativos para uma cirurgia, relatou sua experiência positiva no Hospital e Pronto-Socorro Adriano Jorge, em Manaus. “Está sendo muito bom para todos, e está sendo rápido agora, graças a esse mutirão. Está sendo ótimo para todo mundo. Tem muita gente que estava na espera e agora está sendo tudo mais rápido e é muito bom. Facilitou muito a vida da gente”, afirmou.
Otimização e tecnologia no atendimento
Com as novas intensificações na rotina das unidades de saúde, o Opera+ Amazonas prevê ampliar a oferta de cirurgias eletivas e estabelecer um tempo médio de espera de até 30 dias. O uso de tecnologia, como a assistente virtual do Saúde AM Digital, também será fundamental para a convocação organizada e eficiente dos pacientes.
Assistência ampliada no interior do estado
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que o interior do Amazonas continua contemplado no planejamento estratégico do programa, considerando as particularidades de cada município. A descentralização das ações e a realização de mutirões são políticas permanentes para garantir o acesso à saúde em todas as regiões.
Bruna Layce Bentes, 32 anos, estudante natural de Lábrea, que em breve passará por uma cirurgia de vesícula, comentou sobre os benefícios do programa, inclusive para quem vive no interior. “Para todo mundo é muito importante, facilitou bastante. Com esse mutirão, consegui marcar minha cirurgia. Foi um alívio porque a crise que a gente passa é muito ruim, e graças a Deus, consegui a cirurgia bem mais rápido. No interior, eu tenho parentes que realizam muitas cirurgias e fazem muitas coisas, justamente por esses mutirões que chegam lá”, relatou.
Resultados e prazos reduzidos
Desde sua criação em 2021, o Opera+ já realizou 336.816 cirurgias. O aumento na oferta de procedimentos eletivos resultou em uma queda de 60,2% nas filas para cirurgias gerais entre julho de 2025 e janeiro de 2026. Atualmente, os prazos para procedimentos eletivos são: até 40 dias para hérnia e vesícula, até 30 dias para cirurgias ginecológicas e varizes, e até 7 dias para catarata.
Com informações da assessoria







