
Uma ação integrada levou atendimento assistencial e previdenciário para 22 comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Gregório, situada entre os municípios de Ipixuna e Eirunepé. A iniciativa, realizada entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro, foi uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Eirunepé e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Digital.
Durante 10 dias, servidores estiveram presentes em 40 pontos da Resex, incluindo comunidades e pequenas vilas, oferecendo atendimento de porta em porta. O objetivo foi ampliar o acesso a serviços públicos essenciais para os moradores, que muitas vezes enfrentam dificuldades devido ao isolamento geográfico.
Amplo leque de serviços oferecidos
Foram disponibilizados atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com acompanhamento familiar e orientações socioassistenciais, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), focado em casos de violação de direitos. O Programa Criança Feliz também esteve presente, e mais de 200 mulheres receberam absorventes.
Por meio do INSS Digital, foram realizados atendimentos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da expedição de CPF. O cadastro do Bolsa Família também foi atualizado. Ao todo, 102 pessoas foram beneficiadas com esses serviços.
Acesso a direitos e preparação para futuras ações
“A Resex é mais isolada e a distância ainda impede que muitas famílias tenham acesso a serviços básicos. Ao levar o atendimento até onde elas vivem, garantimos mais dignidade e acesso a direitos”, explicou Walben Júnior, gestor da Reserva pela Sema.
Samuel Souza, técnico do INSS Digital, destacou a importância da ação: “É gratificante essa missão que estamos realizando. A ideia é que a gente consiga dar acesso aos serviços, para que as pessoas possam se preparar para a vinda do Barco Prev, que virá em Abril, com muitos outros serviços”.
Com informações da assessoria





