
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) deu início às atividades de 2026 do Projeto Padaria Artesanal, com o ambicioso objetivo de atender e certificar 2 mil pessoas. O curso gratuito visa capacitar indivíduos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, na produção de pães artesanais, promovendo a geração de renda extra e o empreendedorismo.
Primeiras turmas e público atendido
Nesta segunda-feira (09/02), as primeiras aulas reuniram participantes do Lar Rosa Blaya, unidade do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). Integrantes do programa “Seap Mais Família”, da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), voltado a familiares de pessoas privadas de liberdade, também foram incluídos.
Capacitação e conteúdo do curso
Com carga horária de oito horas, o curso ensina 10 receitas de pães artesanais. As aulas são ministradas na Cozinha Polo do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, na zona norte de Manaus, e ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras. Além do preparo dos pães, os participantes recebem aulas sobre higiene, manipulação, empreendedorismo e precificação, essenciais para a gestão de um negócio próprio.
Parceria e certificação
A capacitação é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que emite a certificação válida em todo o território nacional. O coordenador do projeto, Adriano Silva, ressalta a importância da precificação para garantir a rentabilidade dos futuros empreendedores.
Histórias de superação e esperança
Carlos Henrique Perrone da Silva, de 20 anos, participante do Lar Rosa Blaya, viu no curso uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida. “Acho que vai dar sim para trabalhar na confecção de pães artesanais e adquirir renda própria”, afirmou.
Maricelia Rebelo, 49 anos, participante do programa “Seap Mais Família”, expressou gratidão pela oportunidade. Mãe de um interno do sistema prisional e cuidadora do neto, ela busca no curso uma forma de complementar a renda familiar. “Agradeço à Seap e à Seas pela oportunidade de fazer esse curso para melhorar a minha renda familiar”, declarou.
O Projeto Padaria Artesanal
Considerada uma iniciativa pioneira na Região Norte, o Projeto Padaria Artesanal é uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Seas, e o Governo Federal. Em 2025, o projeto encerrou suas atividades com 1.567 certificados emitidos. Desde sua criação em agosto de 2024, mais de 2 mil pessoas já foram capacitadas, com o intuito de promover a inclusão produtiva, estimular o empreendedorismo e a formalização de negócios, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
Com informações da assessoria






