Brasil – A Globo cortou o enredo sobre Lula da vinheta do Grupo Especial do Carnaval do Rio em 2026 e gerou revolta nos fãs do presidente.

Informações da Revista Veja. A Acadêmicos de Niterói estará pela primeira vez no Grupo Especial do Carnaval do Rio já com uma polêmica que fez seu nome ser falado nos quatro cantos do Brasil.

Isso porque a escola fez um enredo chamado: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem à vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Criado pelo carnavalesco Tiago Martins e pelo enredista Igor Ricardo, em conjunto com artistas como Teresa Cristina e Arlindinho, o enredo percorrerá a vida do ex-torneiro mecânico desde o agreste pernambucano até o Palácio do Planalto.

Globo corta Lula de Vinheta

Contudo, chamou a atenção do público o fato de que as vinhetas exibidas na programação da TV Globo não constarem com o refrão do samba-enredo sobre o político. A emissora cortou o: “Olê, olê, olê, olá / Vai passar nessa avenida mais um samba popular (olê, olê) / Olê, olê, olê, olá / Lula! Lula!”.

A Acadêmicos de Niterói desfilará primeiro no domingo de Carnaval, dia 15/2 Na avenida, a Escola garante unir memória popular, registro histórico e identidade cultural do samba-enredo para marcar sua presença entre as maiores escolas de samba.

No ano passado, a escola foi a campeã da Série Ouro e garantiu seu espaço no Grupo Especial. Ela desfilou o enredo “Vixe Maria”, que exaltou as Festas Juninas e a cultura nordestina, principalmente o São João de Maracanaú, no Ceará.