Brasil – A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que trataria do fim da escala de trabalho 6×1, foi adiada e deve ocorrer apenas após o Carnaval. O encontro estava previsto para esta quinta-feira (12/2).

A agenda havia sido articulada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, e contaria também com a participação dos ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).

Nesta semana, Hugo Motta encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a proposta que extingue a escala 6×1. Após a análise de admissibilidade, o texto ainda precisará passar por uma comissão especial antes de seguir para votação no plenário da Câmara.

A tramitação provocou ruídos com o governo, que avaliava enviar ao Congresso um projeto com pedido de urgência constitucional sobre o tema. Motta informou que pretende unificar as propostas apresentadas pelos deputados Érika Hilton (PSOL-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

O fim da escala 6×1 é considerado prioridade pelo governo para 2026. A expectativa do presidente da Câmara é concluir a análise da proposta até maio. Nos próximos dias, ele deve se reunir com o novo presidente da CCJ, Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), para discutir os próximos passos e definir a relatoria após o Carnaval.