A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso da fórmula infantil Alfamino 400g, da Nestlé. O produto é destinado a bebês e crianças com necessidades alimentares específicas, como intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Segundo a Anvisa, a suspensão ocorreu devido a informações incorretas na rotulagem do produto, especificamente em relação à declaração de selênio e iodo.

Em nota, a Nestlé esclareceu que houve um “erro de conversão na declaração da unidade de medida (mcg/kg em vez de mcg/100g)” e que já está em contato com a Anvisa para fornecer os devidos esclarecimentos. A empresa detalhou que a informação apresentada no rótulo indicava 31,1 microgramas de selênio por 100 kcal e 175,7 microgramas de iodo por 100 kcal. A informação correta, segundo a Nestlé, é 3,11 microgramas de selênio por 100 kcal e 17,57 microgramas de iodo por 100 kcal.

A Nestlé ressaltou ainda que “seus produtos atendem estritamente a todos os parâmetros normativos estabelecidos e, portanto, são seguros para o consumo”. A empresa garantiu que os níveis de selênio e iodo, após a correção do erro de conversão, estão em conformidade com a legislação vigente.

Com informações da Anvisa e Nestlé