A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) leva os festejos de carnaval a 30 municípios do interior fluminense a partir desta quinta-feira (12) até o dia 17 de fevereiro. A iniciativa, por meio do programa Giro Cultural, busca fortalecer o caráter cultural e social da festa, descentralizando e democratizando o acesso à arte e à cultura para além do eixo metropolitano.

Abrangência e diversidade de municípios

O programa Giro Cultural da Funarj alcançará diversas regiões do estado. No Centro-Sul, cidades como Carmo, Sumidouro, Mendes, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Duas Barras e Paraíba do Sul receberão as atrações. O interior fluminense será contemplado com ações em Santa Maria Madalena, Cantagalo, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Cachoeiras de Macacu.

A região do Médio Paraíba terá programação em Vassouras, Valença, Paty do Alferes, Barra do Piraí e Piraí. A Costa Verde e a Região Metropolitana também se beneficiam, com eventos em Itaguaí, Japeri, São João de Meriti, São Gonçalo e Paracambi. Nas Baixadas Litorâneas, Cabo Frio e Iguaba Grande terão atividades carnavalescas. Completam a lista Barra Mansa, Volta Redonda, Engenheiro Paulo de Frontin, Teresópolis, Petrópolis, Rio Claro e Levy Gasparian.

Economia criativa e inclusão cultural

A ampliação da presença da Funarj no carnaval do interior tem como objetivo estimular a economia criativa e a oferta artística para a população, promovendo a diversidade e a identidade regional. A fundação reafirma seu compromisso com a inclusão através da cultura.

Com informações da Agência Brasil