A falta de recursos financeiros para adquirir óculos de grau não é mais um impeditivo para a população amazonense que necessita de correção visual. Uma beneficiada, que preferiu não se identificar, expressou sua gratidão: “Estou realizada, eu não estava conseguindo comprar porque eu não estava trabalhando”. A declaração ilustra o impacto direto da iniciativa do Governo do Amazonas em garantir o acesso à saúde ocular.

O aposentado Luiz Salgado, de 57 anos, também celebrou a agilidade e a importância do programa. “É muito bom para todos os moradores que estão recebendo. Vai me ajudar porque temos que trocar de óculos de ano em ano, temos que mudar as lentes. É muito importante passarmos pelo oftalmologista e fazer o exame anual para ver como está a vista da gente. O atendimento foi sem burocracia, achei muito rápido”, declarou.

Ciclo completo do cuidado em oftalmologia

A entrega gratuita de óculos faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo do Amazonas para assegurar o ciclo completo do cuidado em oftalmologia na rede pública. O programa inclui consultas, entrega de óculos e cirurgias de catarata, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento e reabilitação visual pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a iniciativa tem um impacto social significativo. “Muitas vezes esse paciente era atendido em uma consulta oftalmológica, mas não conseguia fazer a aquisição, voltava novamente para a fila esperando uma consulta e uma expectativa de ter os óculos. Agora, o Governo do Estado oferece aos pacientes cirurgias de catarata, cirurgias de pterígio, a consulta oftalmológica com tempo de espera muito reduzido”, explicou.

Meta ambiciosa e próximos passos

Com a segunda entrega de óculos, o Governo do Estado avança em sua meta de distribuir 12 mil óculos e realizar 12 mil cirurgias de catarata, beneficiando tanto a capital quanto o interior. As consultas e a dispensação de óculos continuarão ao longo do mês de fevereiro.

Para participar das próximas etapas, é necessário ter um encaminhamento para atendimento oftalmológico inserido no Sistema de Regulação, obtido a partir de consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Policlínica.

O mutirão de consultas oftalmológicas conta com o apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) e visa garantir a continuidade do atendimento aos pacientes, evitando que retornem à fila de espera para novas consultas e procedimentos.

Com informações da assessoria