
O Amazonas registrou em janeiro de 2026 o menor número de roubos de celular dos últimos sete anos, com uma redução de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), indicam que essa significativa queda é resultado direto dos investimentos em segurança pública realizados pelo Governo do Estado.
Em janeiro de 2025, o estado contabilizou 1.789 roubos de celular. Já em janeiro deste ano, o número caiu para 952. Comparando com janeiro de 2020, quando foram registrados 2.321 casos, a redução chega a 59%, consolidando o índice atual como o menor em sete anos.
Programa RecuperaFone e policiamento ostensivo impulsionam resultados
O delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), atribui a melhora aos resultados do Programa RecuperaFone e ao fortalecimento do policiamento ostensivo e preventivo. Ele ressalta que a criação do RecuperaFone, em setembro de 2024, já gerou impacto positivo imediato, com a recuperação de aparelhos e a devolução aos proprietários.
Somente em 2025, o Amazonas recuperou cerca de 7,5 mil celulares. O programa, que opera em sede própria e utiliza tecnologia para identificar aparelhos com restrição, já se aproxima da marca de oito mil celulares recuperados. Novos editais para devolução de aparelhos estão previstos para os próximos dias.
Investimentos em efetivo e tecnologia nas ruas
Além do RecuperaFone, o Governo do Amazonas reforçou o policiamento com a incorporação de mil novos policiais militares e outros 500 em formação, que já atuam nas ruas com novas viaturas equipadas com o Sistema Paredão. A força-tarefa conta ainda com o apoio do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc), da Polícia Civil (PC-AM), que atuou na desarticulação de 24 grupos criminosos especializados em roubos ao transporte público, muitos deles focados em subtrair aparelhos celulares.
Com informações da assessoria








