Moradores do conjunto Ribeiro Júnior, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, celebraram nesta sexta-feira (13/02) a inauguração do novo Centro de Lazer Noca e Maroca. O espaço, totalmente reformado, foi entregue pelo governador Wilson Lima e já recebeu um baile de carnaval para idosos, marcando seu papel como ponto de encontro comunitário.

O novo centro visa fortalecer a inclusão social e ampliar as oportunidades de esporte, lazer e convivência na região, atendendo a crianças, jovens, adultos e idosos. Para os moradores mais antigos, a revitalização representa um cuidado especial com o público da terceira idade, que agora dispõe de um local adequado para atividades físicas e de lazer.

Um espaço para renovar a vida

A aposentada Luzinete Macedo, de 64 anos, destacou a importância do centro para os idosos do conjunto. “Essa inauguração de hoje é muito importante para nós do conjunto Ribeiro Júnior, principalmente para os idosos, para ter atividades, fazer exercícios físicos, se movimentar e ter um carnaval maravilhoso como esse. Essa inauguração foi excepcional para nós hoje”, disse.

Celeste Batalha, 62, integrante do grupo de atividade física Sempre Jovem, ressaltou como o novo espaço contribui para a autoestima. “Hoje é muito gratificante ter esse espaço para nós da terceira idade, é muito bom, contribui para a atividade física, não somente para mim. A alegria vem, a gente esquece que a velhice existe, é uma renovação das nossas vidas”, declarou.

Investimento em esporte e cidadania

Desde 2021, o Amazonas já revitalizou 45 espaços esportivos, com um investimento total de R$ 49,7 milhões. Desses, 14 estão integrados ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que mantém 32 núcleos ativos e promove o esporte comunitário em mais de 17 modalidades.

Com 550 metros quadrados, o Centro de Lazer Noca e Maroca foi completamente revitalizado e agora conta com área para aulas de zumba, quadra de areia para futevôlei, espaço coberto para eventos, banheiros, chuveiros, playground, academia ao ar livre, mesas de jogos e bancos de praça. O local supre uma demanda antiga da comunidade, que há mais de 40 anos não dispunha de um espaço adequado para reuniões comunitárias, prática esportiva e capacitação.

Com informações da assessoria