
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), do Governo do Amazonas, promoveu nos dias 12 e 13 de fevereiro um curso de Boas Práticas na Produção de Melancia, Hortaliças e Biofertilizantes para 13 famílias de agricultores da Comunidade Cai N’água, na zona rural de Manaquiri. A iniciativa tem como objetivo principal o aprimoramento das técnicas agrícolas, visando o aumento da renda dos produtores e a promoção da sustentabilidade ambiental.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou a importância da ação: “Com o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Sepror, alcançamos mais agricultores familiares do estado, levando conhecimento e incentivo por meio de boas práticas que resultarão em melhorias de renda que será viabilizada por meio da aplicação continuada das orientações e treinamento”.
O curso foi coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror e ministrado pelos servidores José Portugal (engenheiro agrônomo), Hélio Araújo (técnico agrícola) e Greicimar Almeida (supervisora), que conduziram palestras e atividades práticas ao longo dos dois dias.
Benefícios do curso para a agricultura familiar
Segundo o engenheiro agrônomo José Portugal, as oficinas de Boas Práticas fortalecem a agricultura familiar ao introduzir novas culturas rentáveis e, ao mesmo tempo, incentivam a preservação ambiental. “O uso de biofertilizantes reduz a dependência de produtos químicos e melhora a saúde do solo e a compostagem transforma resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo impactos ambientais”, explicou Portugal.
A capacitação em Manaquiri atendeu a um pedido da Associação de Produtores e Beneficiadores de Plantas Medicinais e Aromáticas da Amazônia (Asplamam).
Com informações da assessoria








