A maior parte do Brasil enfrentará um carnaval com temperaturas elevadas e chuvas isoladas, especialmente no período da tarde. As regiões mais afetadas por precipitações mais intensas serão o Sul e partes do Norte do país, enquanto o Sudeste e o Nordeste devem registrar calor sem grandes variações de chuva.

No Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, onde as festividades são mais intensas, a meteorologista Lady Custódio, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê chuvas localizadas à tarde. As temperaturas podem atingir até 36 graus no Rio de Janeiro.

Perigo de tempestade e chuva intensa no Sul

A Região Sul, assim como o sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, enfrenta um “perigo potencial de tempestade”. Uma faixa entre Florianópolis e o litoral do Paraná pode registrar chuvas acima de 60 mm/h e 100 mm/dia até o próximo sábado (14).

No Rio Grande do Sul, o tempo tende a ser mais estável, com chuvas mais prováveis na divisa com Santa Catarina. Em Porto Alegre, a previsão é de céu mais aberto, ideal para os foliões.

Alerta de chuvas fortes no Norte e Nordeste

Áreas do Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins e Acre estão sob risco de chuvas intensas, podendo chegar a 100 mm em um dia, com ventos de até 100 km/h.

O litoral do Nordeste, com exceção da Bahia, pode ter chuvas de até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h. O interior nordestino e Minas Gerais registrarão temperaturas mais altas.

Sudeste com calor e tempo aberto

A Região Sudeste deve predominar o calor com tempo mais aberto. A meteorologista recomenda hidratação e o uso de roupas leves, além de evitar a exposição direta ao sol nas tardes quentes.

Brasília também terá temperaturas em torno dos 30 graus, com possibilidade de chuvas isoladas, mas com predominância de tempo estável.

Recomendações para não foliões

Para quem opta por atividades na natureza, como cachoeiras, a recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo. Em caso de chuva, é aconselhável evitar matas e cachoeiras, além de ficar atento aos alertas da Defesa Civil.

A meteorologista alerta para que, em caso de chuvas fortes com raios, as pessoas evitem áreas abertas, árvores e postes de energia.

Com informações da Agência Brasil