O bairro do Bixiga, em São Paulo, foi palco de uma vibrante tarde de carnaval neste sábado (12), reunindo milhares de foliões em um circuito de blocos que celebrou a rica música brasileira. Tradicional e acolhedor, o evento destacou-se pela diversidade de ritmos e pelo clima festivo e seguro, atraindo moradores e turistas.

Celebração da Cultura Brasileira

O circuito do Bixiga, conhecido por sua importância histórica e cultural, especialmente para o samba paulista e a comunidade negra da cidade, apresentou uma programação diversificada. Blocos como o JeTreme Mon Amour animaram a multidão com bandas ao vivo e carros de som, apresentando desde funk e MPB até releituras eletrônicas de clássicos de Tim Maia e Lulu Santos, além do rap dos Racionais MCs.

A estudante Cristiane Curaça, de São Carlos, destacou a atmosfera do circuito: “Escolhi por essa mistura, porque é um bloco bom, tranquilo e super agitado”. A região, que abriga parte da memória do samba paulista e resiste à gentrificação, proporcionou uma festa acolhedora.

Segurança e Acolhimento em Destaque

Diferentemente de outras experiências relatadas por foliões, a organização e a segurança no Bixiga foram pontos positivos. As amigas Ana Clara Bastos e Alana Melo, de Americana, elogiaram o ambiente: “Tá um inferninho bom, bem acolhedor aqui. Pouco hétero, os que tem estão respeitando, sem assédio e aceitando o não”. A presença ostensiva da polícia e da Guarda Municipal, inclusive com agentes armados, foi notada, mas avaliada como mais segurança do que intimidação por parte de alguns participantes.

O turista Kim Maruyama, de São José do Rio Preto, surpreendeu-se positivamente com a festa paulistana: “É muito diferente do que esperávamos, pelo que vinha falando a mídia. Tranquilo, animado e gostoso, vou aproveitar mais dias”. A facilidade em encontrar os blocos e a atmosfera geral foram pontos altos para ele.

Infraestrutura e Sustentabilidade

A Rua 13 de Maio, tradicional ponto de boemia, recebeu bem os foliões, com comércios abertos e moradores saudando a festa das janelas. A organização dos blocos também foi elogiada pela boa distância entre eles e pela gestão do tempo de chegada na Praça Dom Orione, local de dispersão. A presença de trabalhadores de reciclagem contribuiu para a limpeza do circuito, com pouca quantidade de lixo deixada para trás.

A disponibilidade de banheiros públicos foi considerada razoável, embora em alguns pontos críticos a demanda tenha superado a oferta, levando a situações de uso de espaços públicos como banheiros improvisados.

Com informações da Agência Brasil