
Cinquenta e cinco crianças receberam óculos durante a 31ª edição do programa Governo Presente, realizada no último sábado (14/02) no bairro Tarumã, em Manaus. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), faz parte de um mutirão oftalmológico que visa ampliar o acesso da população a serviços especializados.
Zafenate Paneia, de 11 anos, foi um dos beneficiados. Sua mãe, Zila de Melo, 54, relatou a emoção de ver o filho enxergar claramente pela primeira vez. “Foi uma emoção muito grande ver meu filho colocando os óculos pela primeira vez. Eu sabia que ele precisava, mas não tinha condições de comprá-los, então receber esse presente fez toda a diferença. Ver a alegria no rosto dele e a surpresa de enxergar claramente coisas que antes estavam borradas me deixou muito emocionada”, disse.
A ação atende a 100 crianças que foram convocadas após receberem prescrição durante consultas oftalmológicas realizadas em janeiro. Aqueles que não puderam comparecer podem buscar os óculos na clínica onde realizaram a consulta. A iniciativa se soma a outra entrega de 3 mil óculos realizada pelo governador Wilson Lima na quinta-feira (12/02).
Atendimentos em saúde diversos
Além da entrega de óculos, a população do Tarumã teve acesso a consultas presenciais com oftalmologistas, clínicos gerais e pediatras. Por meio do Telessaúde, foram oferecidos atendimentos em cardiologia e ortopedia.
A população também pôde aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e consultar um clínico geral 24h através do Totem do programa Saúde AM Digital, instalado pela SES-AM no local. “A consulta com clínico geral 24h pelo aplicativo de celular, permite que o paciente acesse o serviço a qualquer hora, recebendo atendimento imediato sem precisar sair de casa. Essa ferramenta facilita o acesso à saúde e garante mais segurança e cuidado para a população”, afirmou a Secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Carreta da Saúde e exames
A Carreta da Saúde esteve presente, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografias de abdômen total e superior, tireoide, próstata (via abdominal), aparelho urinário, transvaginal e pélvica. A unidade móvel permanecerá no bairro até 26 de fevereiro, com atendimentos das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico, exceto para mulheres a partir de 40 anos, que não precisam de encaminhamento para mamografia.
Balanço dos atendimentos
No total, foram registrados 1.005 atendimentos em saúde. Deste número, 111 foram consultas em especialidades médicas (35 em oftalmologia, 31 em clínica geral, 20 em pediatria, 17 em ortopedia e 8 em cardiologia). Na Carreta da Saúde, foram realizados 75 exames de imagem (60 ultrassonografias e 15 mamografias).
O Sistema de Regulação registrou 347 atendimentos, enquanto a Ouvidoria do SUS contabilizou 195. Na triagem, a equipe realizou 111 aferições de pressão arterial e 111 testes de glicemia.
Vigilância em Saúde presente
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) ofereceu orientações sobre dengue, malária e prevenção de acidentes com animais peçonhentos, além de esclarecer dúvidas sobre sinais e sintomas das doenças e quando procurar atendimento médico.
Com informações da assessoria





