
Brasil – A Acadêmicos de Niterói não se manteve entre as melhores escolas de samba do Rio e foi rebaixada após fazer sua estreia no Grupo Especial do Carnaval carioca. A agremiação da Região Metropolitana do Rio abriu o primeiro dia de desfiles, no domingo de Carnaval, 16, com enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que relembra a trajetória do presidente Lula.
A letra do samba é uma narração da mãe do presidente, Eurídice Ferreira de Mello, Dona Lindu, sobre a vida de Luiz Inácio Lula da Silva desde 1952. Mãe de oito filhos, ela conta sobre a viagem em um caminhão “pau-de-arara” de Garanhuns, no Agreste pernambucano, até chegar à periferia de Guarujá, no litoral paulista. A letra faz, ainda, uma projeção do que Lula se tornaria no futuro, citando o período da Ditadura Militar até implementar políticas sociais após vencer eleição para presidente.
Nas redes sociais, a Acadêmicos de Niterói lamentou o rebaixamento, mas parabenizou a comunidade pelo desfile. Nos comentários, os artistas e anônimos enalteceram o trabalho da agremiação. “Foi lindo o desfile”, escreveu o ator Paulo Betti, que desfilou em carro alegórico representando os artistas brasileiros. “Passaram a mensagem para o despertar do povo brasileiro, essa é a maior vitória”, disparou uma internauta. “Corajosa, forte, ousada, alegre e política! A Niterói deu aula de cultura, de Carnaval e de consciência social. O resultado em se tratando de Carnaval do RJ e do tema escolhido, já quase inevitável. Mas, o mais importante é que em seu 1° ano na elite, deu o nome. CAMPEÃ MORAL DO CARNAVAL 2026”, disse mais uma usuária da plataforma.
Quem volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2027 é a Unidos de Padre Miguel (UPM), agremiação da Vila Vintém, uma comunidade situada na zona oeste do Rio de Janeiro, entre os bairros de Padre Miguel e Realengo. A escola venceu a Série Ouro (primeiro grupo de acesso) em 2026, após ter sido rebaixada em 2025, ano de sua estreia entre as maiores escolas de samba do Rio.






