
As Forças de Segurança do Amazonas intensificarão sua atuação integrada durante o Carnaboi 2026, nesta sexta-feira e sábado (20 e 21/02). O objetivo principal é assegurar a tranquilidade e segurança dos participantes do evento, que ocorrerá no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, na zona centro-oeste de Manaus.
Operação integrada e monitoramento
A operação contará com efetivos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM). Eles atuarão de forma estratégica para reforçar o policiamento ostensivo, ações preventivas e o atendimento a ocorrências.
A SSP-AM ativará o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL) a partir das 18h. O local reunirá representantes das Forças de Segurança e de órgãos estaduais, municipais e federais da área de Defesa Social.
O monitoramento do evento será realizado através do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, conhecido como “Paredão”, cobrindo o perímetro interno e externo do Sambódromo. O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, destacou o foco na prevenção e resposta rápida.
Policiamento ostensivo e especializado
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, informou que o policiamento abrangerá o perímetro interno do Sambódromo, áreas de acesso e adjacências. A corporação empregará efetivo ordinário e especializado, incluindo cadetes e alunos soldados, com modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado.
A Polícia Civil terá dois delegados integrando o CICCL. Ocorrências registradas no evento serão encaminhadas à Central de Flagrantes do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Santo Agostinho.
O Corpo de Bombeiros reforçará sua atuação com 10 militares e três viaturas por dia. A corporação realizará serviços de prevenção, atendimento pré-hospitalar, salvamento e combate a incêndio.
Colaboração da população
A população pode contribuir com a segurança do evento repassando informações anônimas através do Disque-Denúncia 181, da SSP-AM. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo 190, da Polícia Militar.
Com informações da Agência Amazonas





