
Mundo – O ator Eric Dane morreu aos 53 anos, nesta quinta-feira (19). Famoso por atuar nas séries de TV Grey’s Anatomy e Euphoria, ele havia sido diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), em abril do ano passado. A notícia foi divulgada pela revista People, à qual o ator tinha revelado a doença.
“Com o coração pesado, compartilhamos a notícia de que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Ele passou seus últimos dias cercado por amigos amigos, sua esposa dedicada [Rebecca Gayheart] e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo”, disse seu assessor de imprensa em um comunicado.
“Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado da conscientização e da pesquisa, determinado a fazer a diferença para outros que enfrentam a mesma luta. Sentiremos profundamente sua falta e ele será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”, finalizava a nota, divulgada a veículos como o The New York Times.
Dane, que viveu Mark Sloan em Grey´s Anatomy e Cal Jacobs em Euphoria, anunciou em abril do ano passado que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), a mesma do físico britânico Stephen Hawking (1942-2018).
“Fui diagnosticado com ELA. Sou grato por ter minha amorosa família ao meu lado enquanto enfrentamos este próximo capítulo”, disse ele, que era casado com a atriz Rebecca Gayheart, com quem tem Billie Beatrice, de 15 anos, e Georgia Geraldine, de 13.
“Sinto-me sortudo por poder continuar trabalhando e estou ansioso para retornar ao set de Euphoria na semana que vem. Peço, gentilmente, que vocês deem privacidade para mim e para minha família durante esse período”, completou o ator na ocasião.
A condição neurodegenerativa rara causa fraqueza muscular e dificuldades motoras. A ELA compromete o sistema nervoso central, causando degeneração dos neurônios motores, levando à perda de controle sobre movimentos e funções vitais, como falar e até respirar.
Em setembro do ano passado, Dane estrelou uma campanha para a ONG I Am ALS [Eu tenho ELA em tradução livre], que se dedica a acolher, dar suporte e fornecer recursos a pessoas diagnosticadas com a Esclerose Lateral Amiotrófica.
“Olá. Sou Eric, ator, pai e agora uma pessoa que vive com ELA. Há mais de um século, a ELA é incurável e não aceitamos mais o status quo. Precisamos do caminho mais rápido para a cura. E é por isso que me associei à I Am ALS na luta pelo progresso. Nossa meta? Um bilhão de dólares nos próximos três anos”, afirmou ele em vídeo divulgado pela associação.
“Juntos, renovaremos a lei histórica, a lei para a ELA, e levaremos tratamentos promissores a milhares de pacientes como eu e, finalmente, lutaremos para acabar com esta doença. Há muito mais a aprender, muito mais a fazer, e precisamos fazer isso agora. Acesse o link abaixo para doar, participar e fazer parte da luta pelo progresso”, finalizou Dane.
Na mesma época, Dane era esperado para apresentar uma das categorias do Emmy Awards, que aconteceu no Peacock Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele estava previsto para subir ao palco com Jesse Williams para entregar o prêmio de Melhor Direção em Série de Drama, mas não foi ao evento. A razão de sua ausência não foi explicada pela organização.
Em entrevista ao programa Good Morning America, o eterno Mark Sloan de Grey’s Anatomy chorou ao falar da doença. “Eu acordo todos os dias e sou imediatamente lembrado de que isso está acontecendo. Não é um sonho”, disse ele na ocasião.
“Meu lado esquerdo está funcionando, meu lado direito parou completamente. Acho que daqui a alguns meses, também não terei mais minha mão esquerda. É preocupante”, afirmou. “No meu íntimo, não sinto que este seja o meu fim. Estou lutando o máximo que posso. Há tanta coisa nisso que está fora do meu controle”, disse Dane sobre seu futuro.








