O grupo político ligado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso do Sul deve ter apenas um candidato ao Senado nas eleições de 2026, após a possível desistência da senadora Soraya Thronicke (PSB) de disputar a reeleição.

A informação foi confirmada pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que afirmou que Soraya aceitou integrar a chapa como primeira suplente. Segundo o parlamentar, a proposta teria partido da própria senadora, mas a composição ainda depende da aprovação de Lula.

De acordo com Vander, Soraya alegou questões pessoais para abrir mão da disputa por um novo mandato. Para o deputado, a união em torno de uma única candidatura fortalece o grupo governista na corrida por uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa.

A mudança ocorre após articulações internas indicarem que a divisão de candidaturas poderia reduzir a competitividade do grupo aliado ao governo federal. Soraya deixou recentemente o Podemos e ingressou no PSB para se aproximar da base de apoio de Lula em Mato Grosso do Sul.

Eleita senadora em 2018 pelo PSL com apoio do então candidato Jair Bolsonaro (PL), Soraya passou a adotar uma postura mais próxima ao governo Lula durante o atual mandato. Em pesquisas recentes, o nome da parlamentar aparece atrás de outros concorrentes na disputa pelo Senado.