Flertando com a política por anos, José Luiz Datena anunciou, em coletiva neste domingo (6), que desistiu de sua candidatura e retornará à carreira jornalística. Contudo, seu retorno ao programa Brasil Urgente, na Band, não será imediato.

Afastado desde 29 de junho devido à legislação eleitoral, Datena gostaria de voltar ao ar nesta segunda-feira (7), mas decidiu tirar alguns dias de férias por questões éticas. Seu contrato permanece ativo até 31 de dezembro, conforme o colunista Flávio Ricco, do portal LeoDias.

“Saí de férias por vinte dias porque não achei ético sair das eleições e voltar direto para a televisão com o segundo turno em andamento”, explicou.

Após uma queda nas pesquisas para a Prefeitura de São Paulo e uma polêmica envolvendo um confronto físico com o adversário Pablo Marçal, Datena obteve apenas 112.344 votos (1,84%), um resultado que ele considera “péssimo”.

“Foi horrível! Muito abaixo da crítica. Na campanha, o apresentador não se encaixou no papel de político. Não deu certo. Minha intenção é nunca mais voltar à política e repensar minha carreira. Preciso conversar com a emissora para definir meu próximo passo”, ponderou.