Um homem perdeu sua carteira com documentos, cartões e R$ 450 em dinheiro em Guarujá, no litoral de São Paulo. O auxiliar de serviços gerais Mauro Claro de Oliveira, de 35 anos, encontrou todos os pertences do rapaz em uma avenida movimentada da cidade. Depois disso, fez uma postagem nas redes sociais, que viralizou com o compartilhamento de milhares de pessoas, chegando até o dono da carteira. “Eu só conseguia pensar que ele poderia estar desesperado, e que precisava encontrá-lo”, diz o auxiliar.

Oliveira relata que, por volta das 7h desta segunda-feira (14), passava de bicicleta pela Avenida Tancredo Neves, no bairro Cachoeira, quando encontrou a carteira no chão. “Eu estava indo para o ferry boat, e ali é uma avenida principal, que passa muito carro e moto. Vi a carteira caída na avenida, peguei e vi tudo que tinha nela. Na hora, pensei ‘caramba, tenho que achar o dono, esse dinheiro pode fazer diferença para ele'”, conta.

Após pensar de imediato em devolver os pertences ao dono, a primeira coisa que fez ao chegar em casa foi tirar foto da carteira e de tudo que tinha nela e publicar em grupos da cidade, além de colocar em sua própria rede social. Mas, ele não esperava que a publicação iria viralizar e ter quase 2 mil compartilhamentos em poucas horas.

Postagem de auxiliar acabou viralizando nas redes sociais e mobilização o ajudou a encontrar dono de carteira — Foto: Reprodução/Facebook

“Eu achei que só iria ser compartilhada por algumas pessoas. Mas foram muitas. Tinha muitos comentários elogiando minha conduta, eu fiquei surpreso”, relata. A postagem repercutiu até mesmo em redes sociais de quem não conhecia Oliveira, e essa mobilização toda o ajudou a chegar até o dono do dinheiro e dos documentos.

No post, ele colocou uma foto com todos os pertences do rapaz, descreveu como encontrou a carteira e disse: “Quem conhecer José Lídio Bonifácio dos Santos, avisa para ele que está comigo. Ele deve estar desesperado”.

“Um parente do José viu e o avisou. Só que ele mora em Cubatão [cidade próxima a Guarujá]. Então, a prima dele entrou em contato comigo pela rede social e pegou meu número para passar para ele. Ele veio até aqui de tarde buscar, contou que estava de moto, que a carteira caiu e ele não percebeu. Quando percebeu, já estava longe, e falou que não tinha mais esperança que alguém devolvesse o dinheiro”, afirma.

Segundo o auxiliar, o rapaz disse que a quantia era muito importante, pois o ajudaria nas compras de fim de ano em casa. “Ele ficou muito feliz e emocionado. Eu pensei exatamente que esse dinheiro poderia fazer falta para ele, e faria. E aquilo que não é nosso, temos que devolver. Às vezes, é o dinheiro que a pessoa trabalhou para conseguir, o pagamento de um aluguel, de uma conta. Temos que pensar no próximo. Acabamos nos tornando amigos no fim, e isso não tem preço que pague”, finaliza.

Oliveira foi elogiado por muitas pessoas nas redes sociais. Entre os comentários, que essa foi uma atitude honesta, e que o mundo precisa de mais pessoas assim. Muitos internautas também falaram que é cada vez mais raro encontrar alguém que tenha essa atitude.

Dono da carteira

G1 também conversou com o vendedor ambulante José Lídio, de 32 anos, dono da carteira. Ele afirmou que também ficou surpreso com a atitude do, agora, amigo. “O Mauro teve uma atitude muito honesta, de boa índole e caráter bom. Fiquei muito feliz e emocionado. Acho que temos que espalhar essas coisas positivas pelo mundo. Pensei que iria achar apenas os documentos, fiquei muito surpreso em achar o dinheiro. Moro em um bairro humilde, mas onde há muitas pessoas boas e de bom caráter, e é isso que temos que valorizar uns nos outros”, conclui.

Nas redes sociais, muitas pessoas elogiaram a atitude do auxiliar — Foto: Reprodução/Facebook

Fonte: G1