
A produção de carne bovina no Brasil deve registrar uma queda de 4% em 2025, interrompendo um ciclo de quatro anos consecutivos de crescimento. A redução, estimada em 500 mil toneladas, impactará diretamente o consumo interno, com uma retração de quase 8% na oferta disponível para os brasileiros, equivalente a uma média de 3 kg de carne bovina a menos por habitante.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a queda na produção está associada à redução do rebanho nacional pelo terceiro ano consecutivo. Em 2025, o número de cabeças de gado será 3,6% menor em comparação a 2023, representando uma redução de 8 milhões de animais. Apesar disso, as exportações continuam em alta, com um crescimento esperado de 100 mil toneladas, atingindo 3,7 milhões de toneladas exportadas.
Distribuição do rebanho bovino
O rebanho brasileiro deve encerrar 2025 com 226 milhões de cabeças. A maior concentração está no Centro-Oeste, responsável por 32% do total, com destaque para Mato Grosso, que abriga 14% dos bovinos do país. A região Norte ocupa a segunda posição, com 26% do rebanho, sendo o Pará o principal produtor regional, com 10% do total.
O Sudeste possui 16% do rebanho nacional, seguido pelo Nordeste (15%) e pelo Sul (11%). No Nordeste, regiões mais conhecidas por suas praias e paisagens áridas destacam-se na pecuária, especialmente Bahia e Maranhão, que juntos representam 9% da produção nacional.
A redução na produção e a manutenção das exportações reforçam o cenário desafiador para o abastecimento interno em 2025, com impacto direto no mercado e nos hábitos de consumo dos brasileiros.







