
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Rinaldi Produções, dona da marca Patati Patatá, pague R$ 50 mil de indenização ao compositor Jorge Bragança Caetano da Silva. A decisão foi mantida após a rejeição do recurso da empresa.
Bragança, coautor de 14 músicas da dupla, incluindo Dança do Avestruz e Fazer o Bem, alegou não ter recebido royalties nem os créditos devidos. “Nem sequer creditaram as obras, um direito básico do autor”, afirmou à Justiça.
Origem da dupla
Patati Patatá foi criada por Rinaldi Faria, atual consultor do SBT. A dupla ganhou notoriedade na TV nos anos 1990 e se tornou um dos maiores nomes do entretenimento infantil no Brasil.
Recurso negado
A condenação inicial foi proferida em julho de 2022. A Rinaldi Produções recorreu, alegando que Bragança foi pago conforme o acordo e não tinha direitos sobre as músicas. Segundo a empresa, ele entregou o combinado e foi devidamente remunerado.
Condenação do produtor musical
Ricardo Andrade, responsável pela produção musical do programa Parque Patati Patatá, também foi condenado. Ele classificou as alegações de Bragança como “oportunistas” e afirmou que o compositor recebeu instruções detalhadas sobre o trabalho, incluindo roteiros e contextos específicos.