
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) voltou a ser cotado para ocupar um ministério no governo Lula, com a Secretaria-Geral da Presidência da República sendo uma das opções, segundo informações da CNN. A escolha de Boulos seria vista como uma forma de fortalecer a interação com movimentos sociais, mas enfrenta resistência dentro do PT. Uma ala do partido prefere manter o controle da “cozinha do Planalto” nas mãos dos petistas.
Atualmente, a Secretaria-Geral é ocupada por Márcio Macedo, ex-tesoureiro da campanha de Lula, que tem enfrentado críticas do presidente devido à falta de público em eventos organizados. Antes de ser indicada para a Secretaria de Relações Institucionais, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) também foi cogitada para o cargo.
A reforma ministerial, iniciada no final de fevereiro com a troca de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, deve continuar após o Carnaval. Aliados de Lula indicam que ele está considerando uma troca no Ministério do Desenvolvimento Agrário, com Paulo Teixeira sendo substituído por Paulo Pimenta, ex-ministro da Secretaria de Comunicação.