Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificaram como “assustadora” a possibilidade de o petista convidar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para integrar o governo. A informação foi divulgada pelo jornalista Valdo Cruz, do Grupo Globo, nesta quarta-feira (5).

Segundo Cruz, pessoas próximas de Lula relataram que a entrada de Boulos no governo, junto com a indicação da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) para substituir Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais, poderia criar uma configuração “mais agressiva e radical” no Palácio do Planalto, diferente da proposta por outros interlocutores do presidente.

Além disso, correligionários de Lula estão reclamando que o governo tem sido dominado por petistas e que seria necessário incluir nomes mais ao centro para “equilibrar e oxigenar” as forças políticas no Planalto.

Nesse cenário, um aliado de Lula sugeriu que Boulos até poderia ser adequado para a Secretaria-Geral da Presidência, devido à sua ligação com movimentos sociais, mas destacou que o histórico do psolista poderia pesar contra sua nomeação.