Nazareno Freitas Maia dos Santos, de 54 anos, foi preso neste domingo (6) em Manaus, suspeito de abusar de uma adolescente de 13 anos dentro da sala de máquinas de uma embarcação, durante uma viagem no município de Borba, a 151 quilômetros da capital. A prisão foi realizada por policiais civis da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), após ele ter fugido para Manaus.

De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, o caso aconteceu em 8 de setembro de 2024. Nazareno era dono da embarcação, que fazia o transporte de cargas e passageiros — entre eles, a jovem e seus familiares.

Segundo as investigações, o homem teria aproveitado o momento em que os parentes da adolescente dormiam para levá-la até uma área isolada do barco, onde aconteceu o abuso. Após o fato, ele ainda tentou oferecer uma quantia em dinheiro para que a menina não contasse a ninguém.

A situação veio à tona após a esposa do suspeito, que também estava na embarcação, descobrir o ocorrido. Assim que chegaram a Borba, ela e a mãe da vítima procuraram a delegacia para relatar o caso. Logo após o desembarque, Nazareno fugiu do município.

Com base nos relatos, exames médicos e demais provas, a Justiça autorizou a prisão preventiva. Após o monitoramento da equipe policial, o suspeito foi localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, onde trabalhava na Feira da Banana.

Nazareno foi levado à delegacia e vai responder por abuso de vulnerável. Ele permanece à disposição da Justiça e deve passar por audiência de custódia nos próximos dias.