A Polícia Federal apreendeu, na manhã desta terça-feira (20), cinco veículos de luxo que seriam de Antonio Carlos Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, em uma garagem na Asa Norte, em Brasília. Entre os carros recolhidos estão duas BMWs (azul e amarela), dois Porsches (azul e vermelho) e uma Land Rover.

A operação tem como foco localizar bens adquiridos com recursos de um esquema fraudulento de descontos em aposentadorias, no qual Antunes é apontado como um dos principais operadores financeiros. Segundo a PF, os veículos foram comprados com dinheiro desviado de aposentados por meio de entidades investigadas.

Apontado como peça-chave no escândalo do INSS, Antunes teria movimentado cerca de R$ 1,3 bilhão entre 2021 e março de 2025 por meio de repasses feitos por entidades suspeitas. Ele também é investigado por acessar dados cadastrais de beneficiários para facilitar filiações fraudulentas e repassar valores a servidores do INSS, incluindo o ex-diretor de Benefícios André Fidelis, que teria recebido R$ 1,4 milhão.

A ação faz parte da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, que levou à queda do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. A Advocacia-Geral da União (AGU) também entrou com ação para bloquear os bens de Antunes e tentar ressarcir os prejuízos causados aos segurados.