Brasil – O deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP) tomou posse, nesta segunda-feira (16), do mandato de deputado federal no lugar da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar pediu licença de 127 dias após ir para a Itália.

A viagem da parlamentar aconteceu dias após ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos de prisão, perda mandato e ao pagamento de multa de R$ 2 milhões pela invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

‘Em breve ela será extraditada’, diz Lewandowski sobre deputada foragida Carla Zambelli
Após a viagem, o STF rejeitou os recursos apresentados pela defesa da parlamentar, determinou a prisão para cumprimento de pena, determinou a inclusão do nome dela na lista vermelha da Interpol e o bloqueio de seu salário e das verbas do gabinete.

O governo brasileiro já pediu a extradição da parlamentar à Justiça italiana. Na semana passada, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou a condenação da deputada à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa a fim de analisar a perda do mandato dela.

Tadeu chegou a ser eleito em 2018, quando foi vice-líder do PL (Partido Liberal na Câmara, mas não obteve votos suficientes para continuar no cargo em 2022.

O parlamentar já foi oficial da Polícia Militar, policial Militar do Estado de São Paulo, Comandante de Helicópteros e Líder Táxi Aéreo no Rio de Janeiro.