
MANAUS — Após a divulgação do resultado oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins, o Boi-Bumbá Caprichoso anunciou, nesta segunda-feira (30), que irá recorrer da decisão que consagrou o Boi Garantido como campeão da edição 2025. Em nota divulgada nas redes sociais, a diretoria do boi azul alegou “incoerências e injustiças” no julgamento e informou que solicitará a anulação do resultado.
O presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, afirmou que, nesta terça-feira (1º), irá apresentar documentos que, segundo ele, apontam indícios de um suposto esquema envolvendo membros da comissão de jurados. O material será utilizado para embasar o pedido formal de revisão das notas.
Na publicação, o Caprichoso se declarou “o tetracampeão do povo e da opinião pública” e defendeu que apresentou, nas três noites de festival, um espetáculo “grandioso, fiel à identidade cultural” e executado com “excelência, verdade e emoção em cada detalhe”.
A nota também agradece aos artistas, patrocinadores e torcedores pelo apoio e destaca o compromisso do boi azul de continuar lutando com coragem e respeito pela sua história.
O Festival de Parintins 2025 foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Bumbódromo de Parintins. O Boi Garantido venceu por dois décimos de diferença no somatório das duas primeiras noites, encerrando o festival com 1.259 pontos contra 1.257 do Caprichoso. A terceira noite não teve pontuação divulgada.