Voltou a ganhar destaque na imprensa a entrevista concedida por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, em novembro de 2024 à TV BRICS. Na ocasião, Lavrov afirmou que a proposta de criar uma moeda comum para os países do bloco partiu diretamente do presidente Lula (PT).

Segundo o chanceler russo, a ideia de desenvolver sistemas de pagamento alternativos ao dólar foi apresentada por Lula aos líderes do Brics durante a cúpula realizada em Joanesburgo, em agosto de 2023.

— Foi o presidente Lula, na cúpula do Brics em Joanesburgo, que iniciou a discussão sobre sistemas de pagamento alternativos. A presidência russa trabalhou essa proposta, que ficou registrada na Declaração de Joanesburgo e passou a ser desenvolvida pelos ministros das Finanças em conjunto com os bancos centrais — explicou Lavrov.

Ele acrescentou:

— Houve avanços, mas precisamos concluir esse processo para termos mecanismos prontos para uso. Não tenho dúvidas de que nossos parceiros brasileiros vão se empenhar ao máximo, já que a iniciativa partiu de seu presidente. Acredito que o próprio Lula fará disso uma prioridade.

A fala de Lavrov voltou à tona após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor tarifas de 10% aos países do Brics que, segundo ele, tentam “enfraquecer o dólar para dar espaço a outra moeda como referência global”.

Apesar de minimizar o Brics como “ameaça séria”, Trump declarou no último dia 8 que quem ousar desafiar a hegemonia do dólar pagará “um preço alto”, ressaltando ainda que o dólar é o “rei” — e prometendo mantê-lo assim.