Durante a retomada das atividades na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6), a deputada Camila Jara (PT-MS) agrediu fisicamente o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante uma confusão no Plenário. A cena foi transmitida ao vivo pela TV Câmara. Nas imagens, Camila empurra Nikolas, que cai no chão e é amparado por colegas de partido. O presidente em exercício da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), presenciou o momento, mas deixou o local em seguida.

Nikolas comentou o episódio em seu perfil na rede X: “Imagina se fosse o contrário? Esquerda sendo esquerda. Camila Jara, parabéns por mostrar quem você é.”

FIM DA OCUPAÇÃO E NOVO ACORDO

Após mais de 30 horas de obstrução e da ocupação da Mesa Diretora por parlamentares da oposição, um acordo com Hugo Motta resultou no fim do protesto. Em troca, o presidente se comprometeu a pautar, na próxima semana, dois projetos de interesse dos oposicionistas: a anistia a manifestantes presos e o fim do foro privilegiado.

Segundo o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), o acordo inclui a votação dessas propostas no Plenário. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmou o entendimento e anunciou a liberação da Mesa, ocupada desde a terça (5).

As medidas fazem parte do chamado “Pacote de Paz”, articulado pela oposição, que também inclui o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes — esse último sob responsabilidade exclusiva do Senado, que também esteve em obstrução nos últimos dias.