
O jornalista Paulo Figueiredo afirmou nesta terça-feira (19), no X, que a recente medida dos Estados Unidos pode afetar brasileiros como Felipe Neto, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e a cantora Anitta. A norma, anunciada pela Casa Branca, prevê restrições de vistos a pessoas que adotem posições consideradas antiamericanas.
Neto do ex-presidente João Figueiredo, Paulo reside atualmente nos EUA e comentou a decisão com ironia, chegando a se referir à deputada Erika Hilton como “Eriko”.
“É oficial: EUA passarão a barrar vistos de quem manifeste posições antiamericanas. Vale também para parlamentares e celebridades. Nada de passeio em NY do Eriko Hilton, Felipe Neto, etc. É bom ficar na moral se não quiser perder a chance de fazer show por aqui, viu Anita? Grato”, escreveu o jornalista.
A declaração se refere ao anúncio oficial do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), que informou que o “antiamericanismo” será considerado no exame de vistos e outros benefícios para estrangeiros.
“Os benefícios dos Estados Unidos não devem ser concedidos àqueles que desprezam e promovem ideologias antiamericanas”, afirmou Matthew Tragesser, porta-voz do USCIS.