O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado como relator de um pedido de liminar que busca suspender a ação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus terá início nesta terça-feira (2), às 9h.

O habeas corpus foi apresentado na última quarta-feira (27) pela defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, integrante do núcleo 3 da ação sobre a suposta trama golpista. O sorteio que designou Mendonça como relator ocorreu na quinta-feira (28). Até o momento, não há despachos assinados pelo ministro no processo.

A defesa solicita não apenas a suspensão do processo, mas também a revogação da prisão preventiva de Ferreira Lima, detido desde novembro de 2024.

Ferreira Lima integra as Forças Especiais do Exército, apelidadas de “kids pretos”, e é acusado de participar de um plano para manter Jair Bolsonaro no poder.

O pedido também requer a anulação da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, argumentando que seus depoimentos apresentam “contradições e mentiras flagrantes”.