
Brasil – Jair Bolsonaro segue cumprindo pena em regime domiciliar e está proibido de se comunicar por telefone e redes sociais. Perto do início das campanhas presidenciais, o ex-presidente têm dado a quem o visita sinais trocados sobre um eventual apoio a uma candidatura à presidência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com informações do jornal ‘O Globo’, Bolsonaro passou a dizer a políticos que o visitaram pouco antes do julgamento que não apoiará Tarcísio ‘nem a pau’ Tarcísio de Freitas em 2026. Ele ainda teria dito que poderia ser melhor para a sobrevivência política dele lançar um familiar como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), autoexilado nos Estados Unidos, ou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a disputa.
Em contrapartida das informações do jornal citado, o ex-presidente diz aceitar a ‘solução Tarcísio’ e até admite que o governador de São Paulo seria melhor opção entre os demais nomes da direita especulados até agora, como os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR).
Eleições 2026
Diante do avanço do julgamento da trama golpista no STF, que deve condenar o ex-presidente a uma pena superior a 30 anos, a movimentação do Centrão para convencê-lo de apoiar Tarcísio de Freitas na corrida eleitoral contra Lula se intensificou nos bastidores, embora os filhos Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo tenham criticado duramente as especulações a mais de um ano das eleições.
Vale lembrar que, Bolsonaro não se pronunciou sobre a informação passada pelo jornal citado, pois segue proibido de usar redes sociais ou sair de casa sem autorização do STF.