AME1497. SAO PAULO (BRASIL), 21/09/2025.- Fotografía aérea de manifestantes frente al Museo de Arte de Sao Paulo (Masp) durante una manifestación contra el proyecto de amnistía que avanza en el Congreso y que podría beneficiar al expresidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 años de prisión por golpismo, este domingo en Sao Paulo (Brasil). EFE/Isaac Fontana

A manifestação organizada pela esquerda neste domingo (21), contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, reuniu cerca de 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista, de acordo com levantamento do Monitor do Debate Político do Cebrap (USP) e da ONG More in Common.

O público foi semelhante ao registrado no ato pró-anistia convocado por Silas Malafaia em 7 de setembro, que reuniu 42,2 mil manifestantes. Na ocasião, o evento representou uma retomada parcial da presença bolsonarista nas ruas após medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro. Em contraste, o protesto de junho em apoio ao ex-presidente levou apenas 12,4 mil pessoas à Paulista.

O ato deste domingo também superou a última mobilização da esquerda, realizada em 7 de setembro, que havia reunido 8,8 mil participantes.

Segundo o monitor, o cálculo foi feito a partir de imagens aéreas processadas por software de inteligência artificial. A margem de erro é de 12%, com estimativa de público no pico variando entre 37,3 mil e 47,5 mil pessoas.