O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29/9) a aplicação de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora do país. A medida já havia sido antecipada em maio, mas sem explicações sobre como funcionaria na prática — lacuna que permanece até agora.

Trump afirmou que a indústria cinematográfica foi “roubada dos Estados Unidos por outros países”, comparando a situação a “roubar doce de criança”. Em publicação na Truth Social, também atacou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a quem chamou de “fraco e incompetente”.

“A Califórnia, com seu governador fraco e incompetente, foi particularmente atingida. Portanto, para resolver esse problema antigo e interminável, imporei uma tarifa de 100% sobre todo e qualquer filme produzido fora dos Estados Unidos. Obrigado pela atenção a este assunto”, declarou.

O republicano voltou a criticar a indústria do entretenimento, dizendo que o cinema norte-americano estaria “morrendo uma morte muito rápida”. Segundo ele, o Departamento do Comércio foi autorizado a iniciar o processo de implementação da tarifa.

Apesar do tom enfático, Trump não deu detalhes sobre quando ou como a taxação será aplicada.