
em comparação a fevereiro deste ano. Entre fevereiro e agosto, os valores já haviam recuado 22%, mas agosto ainda apresentou ofertas de alto custo, com diárias em hotéis três estrelas chegando a R$ 51 mil por cinco noites para duas pessoas.
Apesar da redução nos preços, a adesão internacional às hospedagens na cidade ainda é considerada insuficiente para atingir o quórum mínimo exigido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até o momento, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, confirmou apenas 87 delegações com acomodações garantidas no Estado.
Esse número representa menos da metade dos 198 membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, e permanece estagnado em relação à última divulgação, na última semana de setembro. A Casa Civil informou que outras 90 nações ainda negociam hospedagem, sem garantir alojamento para suas delegações.
Os organizadores da conferência ressaltam que, embora 162 países estejam credenciados para participar dos debates, isso indica intenção de presença, mas não assegura a contratação de logística completa.
A COP30 exige a participação de pelo menos dois terços dos membros (132 delegações) para validar qualquer decisão durante a convenção, que reúne 197 países e a União Europeia. As negociações para hospedagem continuam até o início do evento, marcado para 10 de novembro