
Brasil – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, no início da noite desta segunda-feira, a troca do professor Márcio Macêdo pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) no comando da Secretaria-Geral da Presidência da República. Macêdo reuniu-se com Lula no fim da tarde, quando foi comunicado de seu desligamento do governo.
A pauta do encontro não foi oficialmente divulgada, mas integrantes da equipe técnica do Palácio do Planalto comentaram com jornalistas que o assunto em tela seriam tratativas sobre a COP30, embora Macêdo já imaginasse o que lhe esperava. Em uma solenidade, no início da tarde, com movimentos sociais não teve a presença do ministro, como seria habitual, mas Boulos estava presente.
Boulos foi comunicado da nomeação e já começou a montar sua equipe. A interlocutores, o deputado adiantou que não pretende se candidatar nas próximas eleições e deverá trabalhar, em tempo integral, pelo governo de Lula. Macêdo, segundo fonte no Planalto, estará afastado da administração federal e concorrerá a deputado nas próximas eleições.
A alternância no cargo foi cogitada há meses. Macêdo, militante petista próximo de Lula e com total confiança do partido, na avaliação do próprio presidente, não havia conseguindo avançar junto aos movimentos sociais, principal atribuição da pasta que ocupava. Uma série de reclamações chegaram ao chefe do Executivo.
Boulos, por sua vez, chega com a missão de solidificar a relação com movimentos sociais de porte nacional, que anda enfraquecida, e aumentar o contato com movimentos ligados à juventude, fator decisivo na reeleição de Lula.