Durante o encontro deste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez elogios ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Questionado sobre Bolsonaro, Trump disse sentir “muito pelo que aconteceu” e afirmou que sempre teve boa opinião sobre o líder conservador brasileiro.

“Eu sempre gostei dele. Sinto muito pelo que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era um cara franco, mas ele passou por muita coisa”, declarou Trump.

Quando a repórter Raquel Krähenbühl, do Grupo Globo, perguntou se o comentário se referia à situação de Bolsonaro em relação a Lula, Trump respondeu de forma curta: “Não é da sua conta”. Logo em seguida, Lula interrompeu a coletiva, pedindo que a imprensa deixasse a sala antes do início da reunião bilateral.

“Vamos conversar, senão perderemos tempo de negociação”, disse o presidente brasileiro, e Trump concordou, acrescentando que as perguntas estavam “entediantes”.

O encontro ocorreu à margem da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Após a conversa, Lula afirmou que não busca “qualquer desavença com os EUA” e que “não há motivo para conflito entre Brasil e Estados Unidos”.