
A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F Investimentos — dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS — deve assumir o controle da Amazonas Energia ainda neste mês, após a conclusão dos trâmites jurídicos e regulatórios da transferência da distribuidora.
Segundo o CEO da Âmbar, Marcelo Zanatta, o termo de acordo já recebeu aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Advocacia-Geral da União (AGU), restando apenas a homologação pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Uma equipe da companhia já está em Manaus, acompanhando a operação e preparando a transição.
A mudança marca uma nova fase na reestruturação da Amazonas Energia, que enfrenta grave endividamento e era controlada pela Oliveira Energia, vencedora do leilão de privatização promovido pela Eletrobras em 2018.
A transferência ocorre mais de um ano após o fim da Medida Provisória 1.232/2024, que havia flexibilizado temporariamente regras de qualidade e equilíbrio econômico-financeiro da distribuidora, garantindo sua continuidade e possibilitando o novo plano de reestruturação.
Após disputas judiciais e resistência inicial da Aneel, a assinatura da transferência foi determinada pela Justiça nos últimos dias de vigência da MP, em 10 de outubro de 2024. Desde então, as partes vêm negociando as condições do novo contrato de concessão.






