
A oposição na Câmara dos Deputados articula a interrupção do recesso parlamentar para apresentar um novo pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O líder da oposição, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), convocou os parlamentares para estarem em Brasília na próxima segunda-feira (29), quando deve ocorrer o protocolo.
Uma coletiva de imprensa foi agendada para as 16h, no Salão Verde da Câmara, antes da formalização do pedido. Por se tratar de uma iniciativa contra um ministro do STF, o processo precisa ser encaminhado ao Senado Federal.
Segundo a liderança da oposição, a decisão de suspender o recesso ocorre diante do que consideram um “grave momento institucional” no país, destacando a necessidade de “responsabilidade, coragem e ação”.
Na semana passada, senadores da oposição já haviam protocolado outro pedido de impeachment contra Moraes, com base em reportagem que citou supostas conversas entre o ministro e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, envolvendo o Banco Master. Os parlamentares afirmam que o caso configura conflito de interesses e uso de influência institucional.
Em julho, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro também pressionaram pelo fim do recesso branco após medidas impostas pelo STF, mas o presidente da Câmara, Hugo Motta, manteve a suspensão das atividades das comissões.








