Na noite de terça-feira (27/01), a equipe Craques do Cophasa, formada por atletas do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), iniciativa do Governo do Amazonas, garantiu vaga na grande final do Campeonato Amazonense de Futebol 7, categoria sub-14. Com o resultado, o time mantém vivo o objetivo de conquistar o título estadual e assegurar a classificação para o Super Nacional de Futebol 7, que será realizado em outubro, na cidade de São Paulo.

Para o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, o resultado comprova a eficácia do investimento na base. “O Pelci é uma ferramenta de transformação que revela talentos em todas as zonas de Manaus. Chegar a mais uma final estadual mostra que, com estrutura e apoio técnico, nossos jovens podem competir em alto nível e levar o nome do Amazonas para o cenário nacional”, destacou.

A classificação é também um reflexo das melhorias estruturais realizadas pelo Governo do Amazonas no Campo do Cophasa, no bairro Nova Esperança, zona oeste. Entregue pelo governador Wilson Lima após ampla revitalização, o espaço tornou-se um centro de referência para o Pelci, que foca não apenas na competitividade saudável, mas na inclusão social e na descoberta de potenciais individuais.

De acordo com a orientadora do Pelci no núcleo Cophasa, Beatriz Maciel, a vaga na final tem um significado especial. “Essa classificação é fundamental porque somos o único projeto social envolvido na competição. Isso mostra a força de um trabalho levado a sério na revelação de atletas. Para este desafio, contamos com atletas formados integralmente no Pelci e estar na final é a prova de que podemos formar talentos de alto nível dentro das comunidades”, pontuou Beatriz.

A decisão do Campeonato Amazonense de Futebol 7 Sub-14 está prevista para o dia 7 de fevereiro. Em caso de vitória do torneio, os Craques do Cophasa carimbam o passaporte para o Super Nacional em São Paulo, repetindo o feito alcançado pela categoria sub-17 em 2025.

Pelci

Criado pelo Governo do Amazonas, em 2021, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) atende crianças e jovens de 7 a 17 anos, estimulando a prática esportiva, a inclusão social e a descoberta de novos talentos. Atualmente, o programa conta com 37 núcleos na capital e está presente em quatro municípios do interior, totalizando mais de 15 mil jovens beneficiados em todo o estado após três anos de atuação.