Lucas Paquetá está de volta ao Flamengo após acordo fechado com o West Ham, encerrando semanas de negociação. A transferência foi acertada por 42 milhões de euros (cerca de R$ 260,5 milhões), com pagamento parcelado até 2028. O meia de 28 anos assina contrato de cinco anos, na maior compra da história do futebol brasileiro.

O acordo prevê ainda que o West Ham terá direito a 50% do valor que exceder os 42 milhões de euros em caso de uma futura venda do jogador. A intenção do clube inglês era manter Paquetá ao menos até março, mas o atleta comunicou à diretoria que não pretendia mais atuar pela equipe.

Paquetá embarca para o Brasil nesta quarta-feira (28), passará por exames médicos e assinará contrato. A expectativa é que seu nome seja publicado no BID da CBF até sexta-feira (30), o que permitiria sua participação na Supercopa do Brasil, contra o Corinthians.

Revelado pelo Flamengo, o meia retorna ao clube após oito anos. No período, passou por Milan e Lyon antes de chegar ao futebol inglês. Ele se despediu do West Ham com uma mensagem nas redes sociais, na qual citou dificuldades pessoais e afirmou que precisava “voltar para casa” para preservar a saúde mental e reencontrar a felicidade no futebol.

A passagem de Paquetá pelo West Ham foi marcada também pelo envolvimento em investigações relacionadas a apostas esportivas. Em maio de 2024, ele foi acusado pela Football Association (FA) de forçar cartões amarelos em partidas da Premier League entre 2022 e 2023, sob suspeita de beneficiar apostadores. Em julho do ano passado, o jogador foi inocentado no caso, mas o processo impactou sua carreira e frustrou uma transferência ao Manchester City.

Durante o período das investigações, Paquetá chegou a demonstrar abalo emocional em campo e criticou publicamente a FA pela falta de apoio psicológico. Em novembro de 2025, após a conclusão do caso, voltou a se manifestar contra a federação, afirmando que teve a carreira afetada por quase dois anos.

Paquetá chegou ao West Ham em 2022, vindo do Lyon, por 43 milhões de libras (cerca de R$ 321 milhões). Sua última partida pelo clube inglês foi no dia 6 de janeiro, na derrota para o Nottingham Forest.