
O governador Wilson Lima ressaltou, durante a abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a forte colaboração com o vice-governador Tadeu de Souza na execução de políticas de saúde pública no interior do estado. A atuação conjunta foi fundamental para o avanço em diversas frentes, com destaque para os mutirões de cirurgias oftalmológicas que já beneficiaram milhares de amazonenses.
Desde o início do programa Opera+ Amazonas, mais de 8,7 mil cirurgias de catarata e pterígio foram realizadas em mais de 20 municípios. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), visa reduzir o tempo de espera e garantir acesso a procedimentos eletivos, especialmente para populações ribeirinhas e rurais.
Avanços na rede estadual de saúde
Em seu discurso, Wilson Lima fez um balanço dos avanços históricos na rede estadual de saúde e enfatizou o papel estratégico do vice-governador Tadeu de Souza na interiorização das ações. “Zeramos a fila de catarata em Manaus e quero fazer um registro muito importante da participação do meu vice-governador, Tadeu de Souza. Porque, enquanto a gente tocava os mutirões aqui na capital, ele percorria o estado do Amazonas. Eu ia para um lado, ele para outro. Esse é o momento de reconhecer esse trabalho, Tadeu, que você fez e nos ajudou a fazer na saúde”, declarou o governador.
Compromisso com a expansão de serviços
Presente na solenidade, Tadeu de Souza reiterou o compromisso do governo em expandir os serviços de saúde pública para todos os municípios, garantindo atendimento médico especializado fora da capital. “Hoje começamos mais um ciclo institucional de trabalho pelo Amazonas. Um momento de balanço e prestação de contas dos últimos sete anos feito pelo governador Wilson Lima e, principalmente, de responsabilidade com o que vem pela frente. Agora, o foco é nas entregas que encurtam distâncias, resolvam problemas reais e cheguem de forma concreta à vida das pessoas”, afirmou o vice-governador.
Cirurgias oftalmológicas e metas do Opera+ Amazonas
Os mutirões oferecem cirurgias para catarata e pterígio, doenças oculares comuns na região amazônica devido à intensa exposição solar. A ação no interior é fruto de parceria entre o Governo do Amazonas e as prefeituras municipais, com recursos estaduais e emendas parlamentares. A meta do programa Opera+ Amazonas é realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas, e apenas em 2025, o programa realizou 55 mil cirurgias eletivas a mais do que o previsto, totalizando mais de 336 mil procedimentos.
Com informações da assessoria







